quinta-feira, 18 de março de 2010

2ª GERAÇÃO DO ROMANTISMO - SUBSTANTIVO - ADJETIVO

      Objetivos: Comparar canção X poema. Identificar substantivo e adjetivo no texto. Destacar características da 2ª geração do romantismo na poesia. Interpretar e analisar poema e canção.




ATIVIDADES

1) Ouvir a música “O último romântico”, de Lulu Santos.
2) Ler o poema “Amor”, de Álvares de Azevedo.
3) Analisar e relacionar os dois textos. Questões propostas:
a- Como o amor é tratado no primeiro texto?
b- E no segundo?
c- Nos dois textos, o uso da linguagem figurada serve como manifestação e ênfase das idéias apresentadas. Retire exemplos desse recurso.
d- O Último Romântico. Determine a relação abordada pelo texto 2 identificando características da 2ª geração romântica na poesia.
4) Substantivo é a classe gramatical que nomeia seres e coisas e adjetivo a classe gramatical que qualifica o substantivo. Sabendo desta relação identifique os pares de palavras abaixo:
a- velha/escola
b- último/romântico
c- cheirosa/trança 
d- mole/frescor


O Último Romântico (Lulu Santos)

Faltava abandonar a velha escola
Tomar o mundo feito coca-cola
Fazer da minha vida sempre
O meu passeio público
E ao mesmo tempo fazer dela
O meu caminho só
Único

Talvez eu seja
O último romântico
Dos litorais
Desse Oceano Atlântico...

Só falta reunir
A zona norte à zona sul
Iluminar a vida
Já que a morte cai do azul...

Só falta te querer
Te ganhar e te perder
Falta eu acordar
Ser gente grande
Prá poder chorar...

Me dá um beijo, então
Aperta a minha mão
Tolice é viver a vida
Assim, sem aventura...

Deixar ser
Pelo coração
Loucura então
É melhor não ter razão...

Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

















Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu'alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!
Quero em teus lábio beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d'esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!
Vem, anjo, minha donzela,
Minha'alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!



Acesse o link: 




e veja o clip da música feito pela turma 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...