sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRABALHO PARA O 1º BIMESTRE - TURMA 1

Um dos instrumentos de  avaliação deste primeiro bimestre será o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa interdisciplinar (Português, História e Geografia).
Através da História retirada da Revista da Mônica nº 246 - Mauricio de Sousa Editora e Editora Globo faremos a motivação para a implantação do projeto "A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOVEM NO SÉCULO XXI".

Para maiores informações sobre o projeto acesse o link: http://lilianportelit.blogspot.com/2010/12/por-dentro-dos-meios.html












1) Após a leitura dos quadrinhos responda as questões abaixo:
a) Com a chegada da globalização no século XX a maneira de comunicação entre as pessoas vem se transformando. Comente sobre este assunto.
b) Na historinha da Tina o diálogo em sua casa é difícil, pois os interesses são diferentes. Como ocorre a comunicação em sua família, e com seus amigos?
c) Após algumas tentativas frustradas Tina surge com uma idéia? O que uniu a família? Como você acha que professores e alunos devem estabelecer a comunicação a fim de melhorar o interesse dos alunos pelo aprendizado?

2) Ler o fragmento do texto - Interferências dos meios de comunicação
no nosso conhecimento de José Manuel Moran, destinado a seu grupo e comentar a opinião de vocês sobre o tema lido. Disponível no link: http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm. Depois do tempo estipulado pela professora cada grupo deverá expor o seu comentário para a turma.


SINOPSE
Em Nordestina, cidadezinha perdida no sertão, a jovem Karina sonha ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, Antônio, filho de Dona Nazaré, adianta-se numa cruzada kamikaze para trazer o mundo até Karina. Para isso, Antônio sai da cidade e anuncia, num programa de televisão, que irá cumprir uma sensacional aventura: fazer uma viagem ao futuro, partindo da praça de Nordestina. Se fracassar, garante ele, uma máquina da morte irá destrui-lo, ao vivo e via satélite, na frente de todos. Uma história em que os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador. Baseada na peça homônima de João Falcão sucesso de crítica e público.

TÍTULO ORIGINAL
A Máquina

LANÇAMENTO
2006-03-24

DIREÇÃO
João Falcão

CO-PRODUÇÃO
Globo Filmes, Diler & Associados, Miravista

DISTRIBUIÇÃO
Buena Vista International

ELENCO
Paulo Autran
. . .  Antonio (velho)
Gustavo Falcão
. . .  Antonio
Mariana Ximenes
. . .  Karina
Wagner Moura
. . .  Homem da televisão
Wladimir Brichta
. . .  José Onório
Lázaro Ramos
. . .  Doido cético
Fabiana Karla
. . .  Dona Nazaré
Val Perré
. . .  Valdene (adulto)
Prazeres Barbosa
. . .  Prazeres
Osvaldo Mil
. . .  Seu Neco
Cristiane Ferreira
. . .  Maria da Graça
Fernanda Beling
. . .  Jéssica
Aramis Trindade
. . .  Doido da mochila
Edmilson Barros
. . .  Doido discípulo
Karina Falcão
. . .  Jennifer Jackson da ZWZ3
Fabrício Boliveira
. . .  Valdene (jovem)
Mariz
. . .  Stéfano
Felipe Koury
. . .  Homem do ventilador
Zéu Britto
. . .  Doido cantador

FICHA TÉCNICA
Figurino: Kika Lopes
Cenografia: Marcus Figueiroa
Produtor: Diler Trindade
Trilha Original: DJ Dolores, Robertinho de Recife, Chico Buarque de Hollanda
Som Direto: José Moreau Louzeiro
Edição de Som: Maria Muricy, Simone Petrillo, Cláudio Valdetaro
Mixagem: Rodrigo Noronha
Montagem: Natara Ney
Produção Executiva: Telmo Maia, Guel Arraes, Tatiana Maciel, Maria Clara Fernandes
Efeitos Especiais: Sérgio Schmid
Produção de Elenco: Cibele Santa Cruz
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Direção de Produção: Tereza Gonzalez
Roteiro: João Falcão, Adriana Falcão
Produtor Delegado: Geraldo Silva de Carvalho
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho, A.B.C.


3) Apresentação do filme A Máquina.Após assistir ao filme, promover as seguintes perguntas, seja em forma de debate ou de questionário:
a) QUE OUTRO NOME VOCÊ DARIA AO FILME?
b) SOBRE O QUE TRATA O FILME?
c) COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O FILME? SUSPENSE, TERROR, ROMANCE, DRAMA, COMÉDIA? POR QUÊ?
d) O FILME APRESENTA UMA CRÍTICA SOCIAL. QUAL?
e) QUE FINAL VOCÊ DARIA AO FILME?
f) QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?

4) Elaborar em sala de aula com o auxilio das professoras:
a)  questões referentes a pesquisa de opinião com relação aos meios de comunicação (rádio, TV, jornal e internet);
b)  Fazer a pesquisa de campo através de entrevistas em locais públicos e no ambiente escolar com o auxílio do celular para gravação;
c)  Tabular os dados da pesquisa com auxílio do computador no laboratório de informática;
d)  Confeccionar os gráficos com os resultados também através da utilização dos computadores disponíveis na escola;
e)  Dividir os alunos em grupos e levá-los a pesquisar nos órgãos públicos municipais, rádio local e arquivos de jornais do município, o desenvolvimento econômico e social e a história do município desde antes de sua emancipação.
f)  Com todos os dados em mãos estimular o debate para traçarmos um perfil de interesse dos nossos alunos.

5) (http://www.telabr.com.br) Baseados no filme “A Máquina” e divididos em  grupos, lancem-se a esse desafio vocês também. Se tivessem uma câmera à disposição, o que filmariam? Comecem descrevendo a idéia central e, em seguida, produzam, no formato de narrativa convencional, o enredo. Depois, substituam os trechos do narrador por indicações de imagens a serem registradas pela câmera. (obs. Os temas escolhidos devem fazer referência a histórias vividas por vocês).

    Os endereços relacionados abaixo poderão auxiliá-los na composição dos projetos. 




Roteiro


06) Cada grupo ficará responsável por elaborar um instrumento de veiculação dos resultados da pesquisa, sendo assim, os meios utilizados para isto serão: slide para apresentação de palestra no auditório para a comunidade escolar; texto para divulgação na rádio da escola; fanzine para distribuição na comunidade do em torno do colégio e documentário para registro das informações e para ser utilizado na reunião pedagógica a fim de auxiliar a elaboração do projeto pedagógico.


AVALIAÇÃO

            Ao final do trimestre (fevereiro, março e abril) os alunos apresentarão os resultados de toda produção através de um fanzine criado por eles. Cada grupo produzirá um trabalho específico retratando a realidade local e criará uma campanha de conscientização a fim de trabalhar na comunidade escolar.


Um comentário:

  1. First of all I want to say excellent blog! I had a quick question that I'd like to
    ask if you don't mind. I was curious to know how you center yourself and clear your mind before writing.

    I've had difficulty clearing my thoughts in getting
    my ideas out there. I do take pleasure in writing but it just
    seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just
    trying to figure out how to begin. Any ideas or hints?
    Many thanks!

    Feel free to surf to my web site - eugene wine tours

    ResponderExcluir