sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRABALHO PARA O 1º BIMESTRE - TURMA 2

Um dos instrumentos de  avaliação deste primeiro bimestre será o desenvolvimento de um trabalho de conscientização e preservação ao ambiente referente a AGENDA 21 ESCOLAR: GILSON AMADO EM AÇÃO.
Para maiores informações sobre o curso acesse o link: http://lilianportelit.blogspot.com/2011/01/agenda-21-escolar-formando-elos-de.html
Como motivação para a implantação deste projeto os alunos assistiram ao filme
SANEAMENTO BÁSICO.








SINOPSE

           Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, são informados de que não há verba para saneamento básico mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção que ganha até prêmio na cidade, e que a obra... bem, viraria ator coadjuvante.

TÍTULO ORIGINAL
Saneamento Básico, O Filme

LANÇAMENTO
2007-07-20

DIREÇÃO
Jorge Furtado

CO-PRODUÇÃO
Globo Filmes, Casa de Cinema de POA

DISTRIBUIÇÃO
Columbia Tristar

ELENCO
Fernanda Torres . . .  Marina
Wagner Moura . . .  Joaquim
Camila Pitanga . . .  Silene
Bruno Garcia . . .  Fabrício
Tonico Pereira . . .  Antônio
Janaina Kremer . . .  Marcela
Lázaro Ramos . . .  Zico
Paulo José . . .  Otaviano

FICHA TÉCNICA
Figurino: Rosângela Cortinhas
Som Direto: Rafael Rodrigues
Mixagem: José Luiz Sasso
Montagem: Giba Assis Brasil
Direção Musical: Leo Henkin
Produtor Associado: Guel Arraes
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Arte: Fiapo Barth
Produção Executiva: Nora Goulart, Luciana Tomasi
Diretor de Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC

TRAILLER









    



TRABALHO 1º BIMESTRE – SANEAMENTO BÁSICO, O FILME


Após assistir ao filme, promover as seguintes perguntas, seja em forma de debate ou de questionário:

1) QUE OUTRO NOME VOCÊ DARIA AO FILME?

2) SOBRE O QUE TRATA O FILME?

3) COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O FILME? SUSPENSE, TERROR, ROMANCE, DRAMA, COMÉDIA? POR QUÊ?

4) PODE-SE PERCEBER QUE NO FILME “SANEAMENTO BÁSICO, O FILME” HÁ UM OUTRO FILME INSERIDO. COMO VOCÊ CLASSIFICARIA ESSE FILME DENTRO DO FILME?

5) QUAL O NOME DO FILME CRIADO POR MARINA E JOAQUIM, PERSONAGENS DE FERNANDA TORRES E WAGNER MOURA? POR QUE ELES RESOLVERAM CRIAR UM FILME?

6) O FILME APRESENTA UMA CRÍTICA SOCIAL. QUAL?

7) QUE FINAL VOCÊ DARIA AO FILME?

8) COMO A PERSONAGEM MARINA, PROCURE O SIGNIFICADO DE “FICÇÃO” E “QUIMERA”. SERÁ QUE AS DEFINIÇÕES APRESENTADAS PELA PERSONAGEM SÃO INTEIRAMENTE CORRETAS? POR QUÊ?

9) QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?

10) COMO PODEMOS RELACIONAR O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM OS RECURSOS HÍDRICOS AO FILME?

11) Faça uma leitura do texto “lixo o que podemos fazer diante desse problema?” http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm e oriente a montagem de um projeto de observação, cada aluno observa na sua rua e no seu bairro o  lixo encontrado, anota no caderno e no dia seguinte se reuni com seus pares e analisa o que há de semelhante entre a observação de um e do outro, fazem o  registro escrito e faz a explanação verbal.  

12) (http://www.telabr.com.br) “Um dos principais obstáculos enfrentados pela comunidade de Linha Cristal era a criação de um roteiro. Como transformar uma idéia em uma seqüência narrativa em que uma câmera substitui um narrador? Como filmar as sensações? Os odores, os sabores etc.? Resolvido de um jeito ou de outro, as palavras foram problema e solução para aquelas personagens de Saneamento básico, o filme.”
Em pequenos grupos, lancem-se a esse desafio vocês também. Se tivessem uma câmera à disposição, o que filmariam? Comecem descrevendo a idéia central e, em seguida, produzam, no formato de narrativa convencional, o enredo. Depois, substituam os trechos do narrador por indicações de imagens a serem registradas pela câmera. (obs. Os temas escolhidos devem fazer referência ao ambiente do município de Japeri).
 Os endereços relacionados abaixo poderão auxiliá-los na composição dos projetos. 
 Saneamento Básico, o filme

Outros filmes

Roteiro



13) Monte um painel, fazendo uma exposição fotográfica na escola, para isso, os alunos se dividem em diferentes pontos da exposição com a finalidade de alertar as pessoas sobre essa realidade, fazendo uma campanha educativa. Para ajudar aos alunos a se preparar para a campanha, ofereça material de leitura e faça discussão e organização da campanha. Essa é uma forma das crianças aprenderem o conteúdo escolar em função da educação dos seus semelhantes, de participar da sua comunidade como cidadão ativo.  

AVALIAÇÃO

            Ao final do trimestre (fevereiro, março e abril) os alunos apresentarão os resultados de toda produção através de um fanzine criado por eles. Cada grupo produzirá um trabalho específico retratando a realidade local e criará uma campanha de preservação e conscientização a fim de trabalhar na comunidade escolar e do em torno da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário